A Lenda de Nyangani

A Lenda de Nyangani
Diz a lenda que quem subir a montanha mais alta da Rodésia, o Monte Nyangani, não deve olhar os olhos de nenhum animal, sob pena de ficar perdido nas montanhas para sempre. Assim foi connosco e com o Leão da Rodésia, um olhar e perdemos-nos para sempre.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Leões da Rodésia - Reservas para a próxima ninhada



CH Barak e CH Kahli
É com muita satisfação que demos início ao planeamento da primeira ninhada da Kahli. Este é um processo algo moroso pois, além da parte logística que tem de começar a ser preparada, também o contacto com todos os que nos demostraram interesse deve acontecer com alguma antecedência permitindo termos praticamente definidos os futuros proprietários antes do cruzamento. Neste momento temos dois progenitores campeões, com excelente morfologia e temperamento, despistados e livres de displasias quer da anca quer do cotovelo.

Passo a descrever o processo:

- Os cães serão cruzados na primeira quinzena de Setembro de 2014;

- Estamos agora a aceitar pré-reservas dos futuros donos;

- Após o nascimento da ninhada, de acordo com o número de cachorros disponiveis, contactaremos com todas as pessoas que efectuaram uma pré-reserva. Esta será a altura para confirmar uma reserva ou cancelar a pré-reserva existente;

- A reserva será confirmada por um pagamento de 30% do valor de venda;

- Os cachorros serão entregues com 8 semanas (previsivelmente na primeira quinzena de Janeiro), verificados de "dermoid sinus" pelo veterinário, desparasitados, com primeiras vacinas, chip, LOP e registrados com o Afixo "Legend of Nyangani". 

- Serão entregues aos futuros proprietários cópias dos LOP dos progenitores bem como dos exames de despiste de displasias.

- Antes da confirmação da reserva gostaríamos de entrevistar os candidatos bem como dar a conhecer os nossos cães, a suas necessidades, o seu comportamento e a forma como vivem com a família. 



Como deve imaginar, não gostaríamos de vender os nossos cachorros incondicionalmente e fazemos questão de que cada um encontre o melhor lar para crescer e ser feliz. Por vezes a beleza destes animais pode mascarar temporariamente as suas exigências e requisitos, potenciando a infelicidade a donos e cães, daí a nossa preocupação em dar a conhecer antecipadamente as principais particularidades da raça.


Uma vez que o número médio de cachorros em cada ninhada pode variar entre 6 e 12 exemplares e não podemos adivinhar quantos serão ao certo e de que sexo, será importante confirmar a sua pré-reserva quanto antes por forma a aumentar as suas hipóteses de adquirir um exemplar.

2 comentários:

  1. Boa tarde,

    Gostava de saber se é comum nascerem Leões da Rodésia com focinho claro? (Liver-nose, penso que é assim)
    Já tiveram algum nas vossas ninhadas? Ouvi dizer que são pouco desejáveis para os criadores, é verdade?

    Muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Afonso, a grande maioria dos LR nasce com o nariz preto e uma minoria com o nariz castanho. A estes chamamos "liver nose" e a cor pode variar do castanho claro quase rosado a castanho escuro. Nestes casos a cor dos olhos deve condizer com a cor do nariz e deverão ser castanho claros ou âmbar. Do ponto de vista genético o gene responsável pela cor do nariz tem dois alelos (como todos os genes) sendo o alelo correspondente à cor preta o dominante e à cor castanho/ "liver" o gene recessivo. Daí que mesmo que os progenitores tenham os dois alelos da cor castanha a mesma pode não se transmitir a nenhum cachorro da ninhada e se acontecer será a uma minoria. O estalão da raça permite estas cores embora em alguns países sejam menos apreciados pelos juízes nas exposições. Em países como os EUA ou Inglaterra tem havido ao longo da história vários campeões "liver nose". Não são de forma nenhuma indesejados pelos criadores pois são igualmente belos e por vezes ainda se evidenciam mais que os usuais focinhos pretos.

      Eliminar