A Lenda de Nyangani

A Lenda de Nyangani
Diz a lenda que quem subir a montanha mais alta da Rodésia, o Monte Nyangani, não deve olhar os olhos de nenhum animal, sob pena de ficar perdido nas montanhas para sempre. Assim foi connosco e com o Leão da Rodésia, um olhar e perdemos-nos para sempre.

FAQ


Porquê comprar um cachorro a criadores que participem em Concursos de Beleza Canina (CBC)?

Embora os CBC sejam aparentemente pouco mais do que um palco onde desfilam cães e handlers com o objectivo de obterem um prémio, eles são na realidade bastante importantes para um criador, permitindo-lhe determinar os melhores exemplares para um programa de reprodução. É muito fácil  desenvolver-se  "cegueira de criador" (falha em reconhecer as falhas dos seus próprios cães) daí que, ao mostrarmos os cães em concursos, estamos a avaliá-los pelos olhos de juízes experientes, de diversas nacionalidades, que vão aferir quais os melhores exemplares que tipificam a raça, em morfologia e temperamento. Os nossos cães são campeões Portugueses e foram avaliados com nota excelente em  todas as provas em que participaram, em Portugal e Espanha.

Os Leões da Rodésia largam pêlo?

Sim. É necessário escová-los uma vez por semana, cerca de 10 minutos com uma escova ou luva, de preferência de borracha, que através de electricidade estática ajudam a atrair os pelos sem no entanto lhes arranhar a pele. Não usar escovas de arame! Após a escovagem deve passar-se um pano húmido ou um toalhete por forma a eliminar resquícios de  gordura, pele descamada e pêlos que ficam após a escovagem.

Posso ter um Leão da Rodésia na cidade?

Sim, é possível criar e manter um LR na cidade desde que se tenha alguns cuidados e se adapte o estilo de vida às necessidades desta raça. É necessário passear o cão de forma vigorosa, pelo menos duas vezes por dia durante um período não inferior a 30 minutos de cada vez. Além disso, nos primeiros meses, terá de ter disponibilidade para o levar à rua mais vezes para lhe permitir aprender onde deve fazer as necessidades. Não espere poder deixar o cão durante todo o dia no apartamento e ter em casa um cão saudável e feliz. Provavelmente resultará num apartamento em pedaços. Deverá tentar encontrar um local não muito longe de casa onde possa soltar o cão com segurança algumas vezes por semana, permitindo-lhe exercitar os músculos e descarregar a adrenalina.

Posso ter um Leão da Rodésia se não tiver um jardim vedado?

Sim, é possível mas mais difícil. Principalmente enquanto cachorros, os LR gostam de investigar e brincar no exterior embora não seja recomendado que fiquem permanentemente fora da casa longe dos donos. O jardim permite-lhe que o cão vá lá fora aliviar-se mais facilmente quando chove ou faz frio e não lhe está a apetecer ir à rua com o cão. Não se esqueça no entanto que um LR (principalmente cachorro) sem supervisão num jardim é quase de certeza sinónimo de jardim destruído.

Há alguma diferença no temperamento de machos e fêmeas Leão da Rodésia?

De uma maneira geral sim, mas lembrem-se que tal como há muita diferença entre o homem e a mulher também há muitas semelhanças e alguns casos que desafiam as regras. Os  LR  machos são de uma maneira geral mais calmos, estáveis, preguiçosos e pachorrentos. Não são tão abertamente afectuosos mas lá no fundo são profundamente ternos.
As fêmeas são mais espertas, carinhosas, mais teimosas e dispostas a quebrar as regras. Apesar de mais travessas também são mais treináveis, rápidas e aptas para a caça.

Posso ter dois Leões da Rodésia do mesmo sexo?

Sim, se eles estiverem esterilizados não há problema nenhum. Se estiverem intactos, em alguns casos poderá não haver problema e em outros casos sim. Mais fácil haver entendimento entre fêmeas. A menos que sejam criadores não há motivo para arriscar por isso esterilizem pelo menos um deles.

Um Leão da Rodésia pode conviver com o meu gato?

Depende do seu gato. Se ele perceber a companhia maravilhosa que é um cachorro LR e estiver para aturar e aceitar as brincadeiras deste então vão entender-se às mil maravilhas. Os LR são cães de matilha e vão amar todos os que façam parte dela independentemente da espécie. É mais susceptível de isto acontecer se eles crescerem juntos. Atenção, o gato da vizinha poderá não ter a mesma sorte!

Que tipo de treino precisa o meu Leão da Rodésia?

Preocupa-nos mais o tipo de treino que o seu LR NÃO precisa! Ele não precisa do tipo de treino baseado em correcções e puxões constantes tipo Cesar Millan. Embora um pequeno puxão de trela possa resultar quando o cão já sabe andar junto e está a puxar este não é o treino que deve ser feito a um LR. Um LR exige um treinador paciente, gentil e que lhe aponte o caminho. E muita persistência! Os LR aprendem rapidamente e reagem muito bem a treino positivo nomeadamente a treino com clicker. As sessões devem ser curtas e estimulantes e os exercícios devem variar com frequência.

 Mantém os vossos cães em canil?

Não. Os LR são cães que necessitam de companhia e não são felizes nem saudáveis afastados da família.
Os nossos cães são membros da família e tem acesso a toda a casa com excepção dos quartos onde só podem entrar para nos darem os bons dias. Não estão no entanto autorizados a subir aos sofás e cumprem religiosamente esta restrição. Tem livre acesso a um jardim e a uma casota para cada um embora normalmente só lá vão quando nós também lá estamos. Fazemos também um esforço para que andem livremente no campo ao pé de casa pelo menos duas vezes por dia para que corram, brinquem, cacem e façam as suas necessidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário