A Lenda de Nyangani

A Lenda de Nyangani
Diz a lenda que quem subir a montanha mais alta da Rodésia, o Monte Nyangani, não deve olhar os olhos de nenhum animal, sob pena de ficar perdido nas montanhas para sempre. Assim foi connosco e com o Leão da Rodésia, um olhar e perdemos-nos para sempre.

Cachorros


Leão da Rodésia - Kahli
Será o Leão da Rodésia o cão certo para si? Imagine que após tanto tempo de espera por um cachorro, para não falar no preço substancial que pagou e no valor gasto em cama, comida, vacinas e veterinário que os primeiros meses implicam, vem a descobrir que este não é o cão certo? Ou que a sua casa, jardim ,filhos, mulher, sogra ou rotina diária  não são compatíveis com a raça?
A decisão de adquirir um cachorro Leão da Rodésia  deve ser tomada por toda a família após muita discussão e planeamento. Visitar outras pessoas que tenham cães da mesma raça e ver como vivem com os seus animais e quais são os entraves que encontraram, será uma boa forma de nos começarmos a aperceber o que nos espera. Visitar e fazer perguntas aos criadores e ver como se comportam os cães, é de extrema importância. Esperem  muitas perguntas pois, nenhum criador que se preze entregará  um Leão da Rodésia  a alguém que julgue não ter condições para criar um cachorro.
Leão da Rodésia - Barak & Kahli
O Leão da Rodésia é um cão grande e, embora não seja muito desordeiro nem necessite de uma mansão, precisa de viver numa casa com algum espaço. Precisa de um canto onde possa ter a sua almofada, se sinta seguro e se possa refugiar quando não quer ser incomodado. Deve também ser considerado um jardim ou uma área externa pois, embora o Leão da Rodésia não necessite de um espaço muito grande,  gosta de passar horas estendido ao sol. Se tiverem um bonito relvado, ladeado por canteiros de flores, ou uma horta cuidada, pensem bem antes de decidirem partilhar a vida com um Leão da Rodésia. Eles não tem qualquer respeito pela horticultura, floricultura ou jardinagem! A vedação ou muro do vosso jardim também é algo importante a considerar. Um Leão da Rodésia, quando quer, saltará ou trepará facilmente 2 metros ou mais. Com o devido estimulo ele consegue ultrapassar obstáculos com mais facilidade que qualquer outra raça! Quando a nossa cadela, Kahli, tinha cerca de um ano resolvemos ir de férias e deixá-la pela primeira vez num hotel. Nunca o hotel tinha tido problemas com fugas nos dez anos da sua existência. Deixámos os cães soltos no espaço vedado e dirigimo-nos para o carro. Quando começo a fazer marcha atrás, vejo pelo espelho retrovisor que a Kahli  tinha acabado de saltar o muro de acesso ao parque de estacionamento, acto que, se não tivesse visto com os próprios olhos, não acreditava. Pela primeira vez na história do hotel, um cão trepou o muro com cerca de 2,5m, transpondo-o para o outro lado! Hoje, graças à Kahli, o muro foi complementado com uma altura de mais meio metro de placas metálicas.
Um Leão da Rodésia precisa de exercício diário. Ele até pode estar todo o dia deitado em casa mas ao fim da tarde vai querer sair, andar ou, de preferência, correr livremente. No mínimo meia dúzia de quilómetros a andar vigorosamente ou 30 minutos de corrida será suficiente. Se for com outros cães, tanto melhor.
Leão da Rodésia - Barak
Um Leão da Rodésia sem exercício aborrece-se e um Ridgeback aborrecido pode ser uma desgraça para o dono, para a casa do dono ou para o belo e confortável sofá do dono! Tire da ideia ter um Leão da Rodésia se não tiver tempo e disponibilidade para ele.
Enquanto cachorros não devem fazer exercício exagerado até cerca do cinco meses. Deve começar-se devagar, levando-o à rua de trela e fazendo pequenas caminhadas, aumentando-as gradualmente.
Numa primeira fase, até cerca dos três meses, deveremos com os devidos cuidados iniciar a socialização do cachorro. Para tal há que deixá-lo interagir com o maior número possível de cães (e gatos), desde que devidamente vacinados e desparasitados. Deixá-los experimentar a mais variada panóplia de novas sensações. Ruídos, lugares variados, crianças, pisar superfícies diferentes, feiras, passeio na cidade, areia, relva, escadas, pessoas novas em casa ou fora dela, água, andar de carro. Tudo isto são situações que o seu Leão da Rodésia pode e deve experimentar. Muitos criadores e veterinários dir-lhe-ão que nunca deve sair de casa com o cão até que este tenha todas as vacinas feitas, mas essa não é a nossa opinião. Claro que o risco existe mas podemos minimizá-lo tentando controlar ao máximo o ambiente e os contactos. Mesmo assim, com cães potencialmente dominantes com pessoas e outros animais e com uma força descomunal para o seu peso, pessoalmente prefiro correr o risco controlado do que acabar com um Leão da Rodésia com problemas comportamentais graves, agressivo ou medroso. Aliás, esta é a recomendação em países como a França por forma a combaterem problemas que em Portugal ainda são demasiado comuns.
Claro que, se o que pretende é um cão selvagem a que muitos chamam de "guarda", completamente descontrolado quando vê pessoas ou animais então faça-se o contrário, mas há muitas outras raças que se adaptarão muito melhor ao papel do que um Leão da Rodésia. Preferimos que os nosso cães não tenham este destino e tudo o faremos para o evitar.
O Leão da Rodésia será, desde cachorro, um desafio e ao mesmo tempo um orgulho para o dono que esteja disposto a educá-lo e tratá-lo com amor e dedicação. O resultado será tão gratificante quanto o esforço aplicado e posso garantir que ele se lhe dedicará em dobro e, quando for necessário, guardará a sua casa e a sua família com a vida, por muito socializado que esteja.

Sem comentários:

Enviar um comentário