A Lenda de Nyangani

A Lenda de Nyangani
Diz a lenda que quem subir a montanha mais alta da Rodésia, o Monte Nyangani, não deve olhar os olhos de nenhum animal, sob pena de ficar perdido nas montanhas para sempre. Assim foi connosco e com o Leão da Rodésia, um olhar e perdemos-nos para sempre.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

O treino do Leão da Rodésia

Com algum tempo e muita paciência é possível ensinar obediência a um Leão da Rodésia. Não se deve, no entanto, esperar a resposta instantânea de um Border Collie, de um Doberman ou de um Pastor Belga. Temos de estar preparados para negociar os termos do treino de tempos a tempos e dar um passo atrás sempre que o cão nos exija. O Leão da Rodésia é uma cão de caça e foi seleccionado, ao longo de décadas, para pensar por si próprio e trabalhar na busca da caça com o objectivo final de a encurralar. Temos de perceber que uma raça com estas características vê muito pouca utilidade em caminhar "junto" ao dono quando o seu nariz e instinto ditam outra coisa.

Dito isto, o treino de um Leão da Rodésia é possível e imprescindível começando pelo mais fácil que é o treino em casa. Um Leão da Rodésia desgovernado dentro de casa será um terror para o dono mais tolerante. Assim, desde tenra idade (diria desde o primeiro dia que chega à nova casa), deverá o seu dono começar a ensinar-lhe o que pode e não pode fazer, recompensando-o e elogiando-o sempre que se deita no seu ninho, rói os seus brinquedos ou brinca no seu espaço. Pelo contrário deverá usar firmemente a palavra "NÃO", afastando-o suavemente sempre que ele tente subir para o sofá, saltar para uma pessoa, morder as mãos, o sofá ou algo que lhe esteja vedado ou aceder a uma área que não lhe é destinada. Devemos sempre substituir essas actividades proibidas por uma permitida. Por exemplo, se o cão morde a mão do dono este deve dizer-lhe "Não", retirar-lhe a mão da boca e dar-lhe um brinquedo para roer elogiando-o quando está a fazer o pretendido. Também dentro de casa deveremos começar a ensiná-lo a sentar antes de comer, esperando pela autorização do dono para o fazer. Para tal basta segurar-lhe a taça da comida acima da cabeça até ele ficar sentado elogiando-o quando o faz e oferecendo-lhe imediatamente a comida. Da mesma forma deverá ser ensinado a sentar/deitar e ficar, utilizando sempre um biscoito pequeno ou um brinquedo e o elogio. O Leão da Rodésia responde bem ao treino positivo, ou seja, o comportamento que se pretende é imediatamente elogiado e recompensado.

O TREINO NEGATIVO NÃO FUNCIONA COM O LEÃO DA RODÉSIA.

Gradualmente deveremos ir treinando em sítios diferentes da casa e do exterior por forma a que o cão se foque no treinador e não no ambiente que o rodeia. Um Leão da Rodésia é um cão grande, forte, com uma grande vontade própria e inteligente. Eles gostam de agradar ( nomeadamente a eles próprios) mas aprendem depressa e raramente esquecem um exercício que lhes foi ensinado. Em compensação eles aborrecem-se facilmente, o que se torna óbvio em aulas de obediência em que a repetição exaustiva dos exercícios é a norma. Na cabeça de um Rodhesian Ridgeback existe um diabinho que lhes diz que, se já se sentaram 10 vezes porque carga de água terão de o continuar a fazer?
Resumindo, recomendo aos donos que sejam criativos e motivadores quando treinam o seu Leão da Rodésia. Se virem que o cão, ao fim de algumas repetições já está a ficar com um ar cansado e aborrecido é porque já fizeram demasiadas repetições. Devem parar, elogiar o cão, e da próxima vez fazer menos repetições de um exercício. Quando quero treinar um exercício a um dos meus cães, regra geral faço um plano de sessões que não comporte muito mais de um minuto (dois no máximo) por sessão de repetições, seguido de pelo menos cinco minutos de descanso e alguma brincadeira. Não faço mais do que cinco sessões por treino.
Deixo a frase que nunca deverão esquecer se quiserem ser bem sucedidos com esta raça:
O treino de um Leão da Rodésia deverá ser POSITIVO. SEMPRE!

Sem comentários:

Enviar um comentário