A Lenda de Nyangani

A Lenda de Nyangani
Diz a lenda que quem subir a montanha mais alta da Rodésia, o Monte Nyangani, não deve olhar os olhos de nenhum animal, sob pena de ficar perdido nas montanhas para sempre. Assim foi connosco e com o Leão da Rodésia, um olhar e perdemos-nos para sempre.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Leão da Rodésia e crianças.

O Leão da Rodésia pode dar-se muito bem com crianças. Há uma muito maior tolerância destes cães à manipulação pelas crianças mas esta interacção deverá ser sempre supervisionada. A socialização é extremamente importante nomeadamente quando a criança vem depois do cão (na imagem o Barak com o Pedro que chegou depois dele e da Kahli). A criança deverá sempre ser vista pelo cão  como algo positivo, não lhe retirando privilégios adquiridos mas, antes pelo contrario, associando a criança a reforços positivos. De qualquer das formas a criança terá de ter sempre uma posição superior ao cão na hierarquia familiar (lugar mais elevado, senta-se no sofá e o cão não, come antes do cão, sai à rua na sua frente etc).
Quando as crianças começam a andar e a interagir mais com os animais, a relação com o Leão da Rodésia costuma ser extraordinária podendo no entanto variar entre a tolerância  ou o desinteresse. Deve sempre haver um cuidado especial com o tipo de brincadeiras pois um Leão da Rodésia adulto, com cerca de 40 Kg, tem uma força e uma energia tais, que atira qualquer pestinha brincalhão ao tapete só por se espreguiçar.
Recordo que as crianças também podem ser algo agressivas pelo que deverão ser educadas a respeitar e a tratar os animais com a dignidade que estes merecem.
Os Leão da Rodésia gostam de estar sempre perto dos donos, não exigindo festas nem atenção constantes, bastando um canto na sala onde tenham a sua almofada e se possam refugiar.
A esta zona deverá ser vedado o acesso às crianças! 
Lembrem-se que o cão, tal como o ser humano, deve ter a oportunidade de se afastar e descansar num local que lhe seja destinado sem que o incomodem.
Seguindo estas regras, irão conseguir partilhar com os vossos filhos o prazer de viver com um dos mais majestosos e leais animais que encontrarão e garanto que nunca se arrependerão.

Sem comentários:

Enviar um comentário