A Lenda de Nyangani

A Lenda de Nyangani
Diz a lenda que quem subir a montanha mais alta da Rodésia, o Monte Nyangani, não deve olhar os olhos de nenhum animal, sob pena de ficar perdido nas montanhas para sempre. Assim foi connosco e com o Leão da Rodésia, um olhar e perdemos-nos para sempre.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

O peso no Leão da Rodésia

Segundo o estalão, o Leão da Rodésia não deverá ultrapassar os 38 kg nos machos e 35 kg nas fêmeas. 
A realidade é que os criadores, há vários anos e em todo o mundo, tem vindo a seleccionar cães cada vez maiores para cruzamentos, o que fez com que, das ninhadas resultantes tenham nascido cachorros que, por genética vão ser maiores do que o estalão da raça indica. 
Darwin explicou a evolução das espécies pela selecção natural. Apesar disto não ser uma selecção natural a verdade é que o processo é semelhante.
Segundo a genética, no que toca a cães se, imaginemos, o pai tem mais 4 cm de altura do que a média do estalão e a mãe mais 2 cm, os filhotes terão em média mais 3 cm do que a média do estalão (sendo os 3 cm a média da soma de 4+2). Ora, ao saírem cachorros maiores, estes serão naturalmente mais pesados do que descreve o estalão. Apesar disto parecer estranho, acontece o mesmo em muitas outras raças e podemos inclusive discutir a ética de tal comportamento por parte dos criadores, mas pensemos que hoje em dia, em Portugal, os jovens das últimas gerações tem tendência a serem mais altos do que as dos seus progenitores, sem necessariamente haver algum risco associado. 
Digamos que é uma questão de gosto. Agora que não restem dúvidas, o propósito que está na génese da raça, a caça de Leões, deixa de ser conseguido por cães com mais de 50 Kg, necessariamente menos ágeis e com reflexos mais lentos.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Leão da Rodésia e crianças.

O Leão da Rodésia pode dar-se muito bem com crianças. Há uma muito maior tolerância destes cães à manipulação pelas crianças mas esta interacção deverá ser sempre supervisionada. A socialização é extremamente importante nomeadamente quando a criança vem depois do cão (na imagem o Barak com o Pedro que chegou depois dele e da Kahli). A criança deverá sempre ser vista pelo cão  como algo positivo, não lhe retirando privilégios adquiridos mas, antes pelo contrario, associando a criança a reforços positivos. De qualquer das formas a criança terá de ter sempre uma posição superior ao cão na hierarquia familiar (lugar mais elevado, senta-se no sofá e o cão não, come antes do cão, sai à rua na sua frente etc).
Quando as crianças começam a andar e a interagir mais com os animais, a relação com o Leão da Rodésia costuma ser extraordinária podendo no entanto variar entre a tolerância  ou o desinteresse. Deve sempre haver um cuidado especial com o tipo de brincadeiras pois um Leão da Rodésia adulto, com cerca de 40 Kg, tem uma força e uma energia tais, que atira qualquer pestinha brincalhão ao tapete só por se espreguiçar.
Recordo que as crianças também podem ser algo agressivas pelo que deverão ser educadas a respeitar e a tratar os animais com a dignidade que estes merecem.
Os Leão da Rodésia gostam de estar sempre perto dos donos, não exigindo festas nem atenção constantes, bastando um canto na sala onde tenham a sua almofada e se possam refugiar.
A esta zona deverá ser vedado o acesso às crianças! 
Lembrem-se que o cão, tal como o ser humano, deve ter a oportunidade de se afastar e descansar num local que lhe seja destinado sem que o incomodem.
Seguindo estas regras, irão conseguir partilhar com os vossos filhos o prazer de viver com um dos mais majestosos e leais animais que encontrarão e garanto que nunca se arrependerão.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Os nossos Leões da Rodésia Campeões


Barak & Kahli

Leão da Rodésia Kahli


Shona Out of Africa Nabi Kahli CH PT

Leão da Rodésia campeão PT


 PPW11 Ch PT BARAK